Cultura 

PROJETO GELATECA TRANSFORMA GELADEIRA USADA EM BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

Iniciativa da parceria entre a Secretaria municipal da Cultura e Sabesp teve início quando da primeira “gelateca” instalada no Parque do Chuvisco, na Zona Sul

A Secretaria Municipal de Cultura, em uma ação enquanto promotora da leitura, anuncia o apoio ao projeto Gelateca, da Sabesp. A iniciativa utiliza geladeiras usadas e sem funcionalidade, transformamdo-as em bibliotecas comunitárias, instaladas em locais com grande movimento.

O Parque do Chuvisco, na Zona Sul, recebeu a primeira estante. O objeto foi adesivado com frases e imagens em homenagem ao cantor Sabotage, assassinado em 2003, e instalado no dia do aniversário do músico, 3 de abril. Tamires Rocha Sabotage, filha do artista, realizou um show no ato de entrega da gelateca.

As peças são adquiridas por uma equipe da Sabesp. São adesivadas com temáticas voltadas à leitura ou personalidades das artes e, na sequência recebem livros fornecidos pela SMC. Desta forma, tornam-se bibliotecas comunitárias.

Ao transformar um móvel em suporte artístico, literário e social, a ação incentiva não somente a leitura, mas também a educação, a sustentabilidade e o exercício da cidadania.

“Em todo lugar cabe a convivência criativa. E essa criatividade se fortalece com a ação que promove a leitura em todas as suas formas – roda de leitura, leitura compartilhada, histórias lidas”, declara a Secretária municipal adjunta de Cultura, Andrea Souza.

Related posts