Ícone do site Portal do Ipiranga

Hospital Dom Alvarenga

D. Dulce Barbosa de Almeida, D. Maria Carmelita Vicente de Azevedo Barboza de Oliveira e o pediatra Dr. Augusto Gomes de Mattos idealizaram uma Clínica Infantil para filhos de operários.

Em janeiro de 1932 foram realizadas as primeiras consultas médicas em uma pequena casa na Rua Cisplatina.

O Conde José Vicente de Azevedo e sua esposa doaram um terreno de 50.000 m2 para que a Instituição pudesse crescer. Suas únicas exigências eram de que que o hospital deveria beneficiar a população mais carente e se chamar Dom Antonio de Alvarenga.

O novo complexo foi inaugurado em 1942 e batizado de Hospital Dom Antonio de Alvarenga em homenagem ao bispo de mesmo nome, conhecido como “Bispo Caridosíssimo” em virtude de suas diversas ações sociais. Já na segunda metade do século XX, a Instituição era referência em pediatria, contribuindo para a capacitação e formação acadêmica qualificada de grande número de médicos que nela realizaram residência. O antigo Centro de Estudos Pediátricos também era destaque, visitado por médicos e cientistas de todo o mundo, entre eles Dr. Albert Sabin.

No ano de 1966, o Hospital passou a contar com a direção dos padres da Sociedade Beneficente São Camilo, gestão que ocorreu até o ano de 1996.

A partir de 2003, a Instituição mudou sua razão social para Associação Beneficente Nossa Senhora de Nazaré – Abensena, que atende sob duas denominações: Hospital Dom Alvarenga e Clínica Infantil do Ipiranga.

Em razão da rica arquitetura de sua sede, a Instituição foi reconhecida como um dos monumentos do bairro do Ipiranga e seu prédio foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Com o passar dos anos e aprimoramentos constantes, pacientes particulares e de convênios de saúde usufruem um excelente nível de atendimento, com segurança e conforto. O resultado dessa demanda garante as atividades filantrópicas do Hospital Dom Alvarenga: o atendimento gratuito por meio do Termo de Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo e a manutenção do Programa Saúde e Alegria, que desde 2003, se dedica ao atendimento médico multidisciplinar, preventivo e 100% gratuito de crianças de 0 a 12 anos com dificuldades socioeconômicas.

Desde 2007 integra a lista de bens tombados pela RESOLUÇÃO n° 06/ do CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), sendo um dos 12 imóveis remanescentes dos antigos Institutos Assistenciais e de Ensino construídos por iniciativa filantrópica do Conde José Vicente de Azevedo (1859 – 1944).

Sair da versão mobile