Esporte e Educação 

Democrático, 78 anos!

Fundado em 1942, o Democrático só foi oficializado junto a Federação Paulista de Futebol em 8 de fevereiro de 1944, com a criação das ligas de futebol de várzea, que dividiu alguns bairros e regiões de São Paulo em ligas, cada qual com seus torneios.

O Democrático do Ypiranga FC fazia parte da Liga Dom Pedro I, que abrangia o bairro do Ipiranga, Cambuci, Vila Carioca, Sacoman, Jardim da Saúde e Moinho Velho, entidade na qual todos os outros clubes destas regiões também eram filiados.

Januário Catapane foui seu primeiro presidente do clube. O Democrático se tornou uma equipe bem sucedida e vitoriosa na várzea paulistana. Tanto que, em 1959, levantou a taça de campeão varzeano, o que equivalia, na época, a ser campeão de todas as ligas amadoras de São Paulo.


Escalação em pé: Djalma, Irineu, Perú, Boca, Djalminha e Laudo. Agachados: Odone, Welson, Vuri, Albertinho e Dalé.
No ano de 1959, o Democrático foi Campeão Paulista Varzeano, o que equivalia na época a ser campeão de todas as Ligas de São Paulo Campeão de Futebol Amador

O prestígio do tricolor ipiranguista era tanto que, nas décadas de 1960 e 1970, atletas com passagens marcantes por grande clubes e até a seleção brasileira vestiram a camisa do Democrático. Foram os casos de Djalma Santos, Djalma Dias, Rui Campo, Valdemar Fiume, Canhotinho, Faustino e Noronha.

“Parabéns ao nosso querido Democrático Ypiranga, 78 anos de histórias, futebol, futsal, sinuca, baralho, bailes, churrascos e muitas amizades” escreveu Silvio Antunes, diretor de futebol do Democrático em sua rede social.

Related posts