Sacomã 

EM UM ANO, POSTO DE APOIO À MULHER, NO TERMINAL SACOMÃ, SE CONSOLIDA COMO OPÇÃO DE ACOLHIMENTO AO PÚBLICO FEMININO


Posto de Apoio à Mulher funciona no Terminal Sacomã. Foto: Sidnei Santos

Espaço, que aniversaria neste 8 de março, oferece atendimento qualificado para vítimas de abuso e importunação sexual, além de violência doméstica

O Posto de Apoio à Mulher, no Terminal Sacomã completa um ano de funcionamento nesta terça-feira (8). Durante esse período, a maior parte das atendidas foram vítimas de violência doméstica: 27 no total. Os outros serviços prestados foram orientações (23); queixas de violência psicológica (11); jurídico (5); assédio moral (3); importunação sexual (2); acolhimento (2); saúde mental (2); abuso sexual (1) e auxílio aluguel (1). O Posto instalado pela Prefeitura teve apoio da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e da SPTrans.

Estrutura

O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, com atendimento realizado por assistente social da SMDHC e triagem feita por funcionária da SPTrans. Quando necessário, há encaminhamento à Casa da Mulher Brasileira, unidade de referência na prestação de serviços às mulheres, que contam com apoio psicológico e jurídico.

Com espaço de aproximadamente cinco metros quadrados, o Posto de Apoio à Mulher conta com sala reservada para atendimento sigiloso. Há também uma área com livros infantis e material para crianças, enquanto a mulher é atendida.

Campanha

A Prefeitura iniciou, no dia 8 de março do ano passado, a campanha Ponto Final ao Abuso Sexual nos Ônibus de São Paulo. Trata-se de uma ação da Setram e da SPTrans, para tornar o transporte por ônibus cada vez mais seguro e confiável. A SPTrans mantém a campanha no Jornal do Ônibus em adesivos e em suas redes sociais, com orientações e informações sobre o tema. Ônibus adesivados também circulam pela cidade com o título da campanha.

Treinamento

Implantado em 2017, o Viagem Segura é um programa que tem o objetivo de melhorar a competência dos profissionais que atuam na “ponta” do sistema de transporte público, ou seja, motoristas, cobradores(as) e fiscais com temas como Segurança Viária e atendimento aos passageiros, entre outros.

A SPTrans aborda o assunto abuso sexual no programa e a orientação, neste caso, é que os operadores devem chamar a polícia ou conduzir o ônibus até a delegacia mais próxima, se possível, onde a vítima poderá registrar o boletim de ocorrência e receber amparo das autoridades policiais.

Em 2019 foram treinados 35.025 profissionais. Em 2020, 5.832 pessoas, das quais 3.828 no treinamento de ingresso que abrange o conteúdo de abuso sexual. Em 2021, devido à pandemia, os treinamentos ficaram suspensos até outubro, após este período 4.981 operadores já foram treinados. Ainda em 2020, a SPTrans elaborou e aplicou o treinamento para 49 profissionais dos RH’s das empresas operadoras “Formação de Multiplicadores – Abuso Sexual nos Transportes”.

Canal de denúncia 156

O 156 é o canal de denúncia oferecido pela Prefeitura. A vítima do abuso sexual no ônibus pode ligar para o 156, digitar 0, e terá sua denúncia registrada. Os dados da denúncia serão repassados a SPTrans, que realizará o mapeamento dos casos de abuso no transporte coletivo para colaborar com as investigações por parte das autoridades policiais e verificar se os operadores adotaram os procedimentos corretos.

Related posts