O Ipiranga tem a abertura dos festejos com a execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras, de São Paulo e do Município
Nessa quarta-feira, às 8h, a Subprefeitura Ipiranga realizou a cerimônia cívica de hasteamento das bandeiras, que nesse mês faz a abertura dos festejos em comemoração ao aniversário do bairro do Ipiranga.
O evento contará com a participação do Sr. Guilhermo Teodoro Mendes , da Subprefeitura, Helena Salles, diretora do Museu Paulista – USP e do Diretor do Aquário São Paulo – Sr. Anael Ubiratan Fael. Além de ter a presença dos Jovens do CAAPI – – Ipiranga (Centro de apoio ao aprendizado Profissional).
Vale lembrar, que esta cerimônia é promovida sempre na primeira quarta-feira do mês e visa resgatar e valorizar o patriotismo entre visitantes, funcionários, moradores e estudantes da região.
É uma oportunidade de juntos, pais e escolas, despertarem nas crianças e nos jovens o verdadeiro significado da palavra pátria, além de incutir justiça e amor ao próximo. Mas o ato não será um momento transformador apenas entre os mais novos. Acompanhar a execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras Nacional, de São Paulo e do Município é uma experiência que reforça o respeito pelos símbolos nacionais.
As três bandeiras são hasteadas simultaneamente no início da execução do Hino Nacional. Tradicionalmente, a bandeira é hasteada às 8 horas, sendo arriada às 18 horas. Especialmente no Dia da Bandeira, comemorado em 19 de novembro, é hasteada ao meio-dia, para que não produza sombra sobre o “solo pátrio”. A bandeira em mau estado deve ser entregue em uma unidade militar para ser incinerada no Dia da Bandeira.