NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA (14/10), O SESI VILA DAS MERCÊS EXIBE UMA SESSÃO INFANTIL E O LONGA O COCO, A RODA, O PNEU E O FAROL
A mostra de curtas infantis e o longa-metragem serão exibidos às 14h e 17h, respectivamente. A entrada é franca.
São Paulo, 8/10/2010 – No dia 14 de outubro, o SESI Vila das Mercês exibirá 14 filmes, dos quais 12 compõem uma mostra especial de curtas infantis e o longa-metragem O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol. No início da sessão será exibido o curta-metragem No fiel da balança. As sessões, gratuitas, serão realizadas na quinta-feira, às 14h e 17h.
A sessão infantil, exibida no mês em que se comemora o Dia das Crianças, reúne 12 filmes para divertir a garotada. Deste total, destacam-se os premiados O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar, Vida Maria e Até o Sol Raiá.
A produção cinematográfica O Coco, A Roda, O Pneu e O Farol apresenta os personagens, a tradição e a riqueza deste folguedo nordestino. Mais do que isso, convida você para o meio da roda. O filme participou do 4º Festival de Belém do Cinema Brasileiro e recebeu o Prêmio Gilberto Freyre, do Cine PE Festival do Audiovisual, em 2007. No início da sessão será exibido o curta-metragem No fiel da balança, documentário maranhense sobre um antigo quilombo e sua cultura.
Ficha técnica: O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol
Direção: Mariana Brennand Fortes
Produção: Mariola Filmes
Co-produção: Fábrica Estúdios
Direção de Fotografia: Jane Malaquias
Montagem: Júlio Souto
Som Direto: Pedro Moreira
Edição de Som: Pablo Lopes e Berna Vieira
Ficha técnica – No Fiel da Balança
MA, 2005, cor, 5 min, documentário, livre
Direção Francisco Colombo
Saiba mais sobre a Sessão Infantil:
– A Morte do Rei de Barro (PE, 2005, cor, 3 min, animação, livre)
Premiada animação sobre disputas, tocaias e mortes, realizada com bonecos de barro. Ambientado no cangaço do Nordeste brasileiro, o filme descreve as estratégias criadas por um grupo rival de cangaceiros que tenta matar o Rei de Barro.
– Almoço de Domingo (CE, 2007, cor, 2 min, animação, livre)
Frango se apavora ao desconfiar que será morto para ser cozido. Depois, mais aliviado, ele descobre que o pior ainda estar por vir.
– Baixa Frequência (CE, 2007, cor, 1 min, animação 2D, livre)
Coisas estranhas acontecem quando um rapaz tenta sintonizar sua rádio favorita.
– Caçadores de Saci (BA 2005, 13 min, ficção, livre)
Uma fazenda é assombrada por sacis: a pipoca não arrebenta, o ovo não choca, o leite sempre azeda, o feijão queima na panela. Um caçador tenta ajudar a família a se livrar dos sacis.
Festivais – Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro – Curta Cinema
– The Monster (CE, 2007, cor, 2 min, animação, livre)
Durante experiência, cientista dá vida a uma criatura que já nasce com problemas. O cientista então encontra uma solução rápida para o impasse que ele mesmo criou
– Um Vestido Para Lia (AL, 2010, 14 min, ficção, livre)
Dia da festa da Padroeira, Lia é filha de costureira e insiste para ter um vestido novo.
– O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar (PE, 2007, cor, 11min, animação, livre)
Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem a Terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem.
Prêmios: Ganhador de quatro prêmios no Festival de Cinema de Recife (melhor vídeo digital, melhor roteiro, melhor montagem e prêmio especial da crítica)
– Vida Maria (CE, 2007, animação, 8 min, livre)
A vida como um ciclo que se repete.
Prêmios e festivais: Vencedor de mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Destaques: Cleveland International Film Festival 2007 (EUA) – menção honrosa Melhor Curta Internacional / Cine-PE 2007 – Prêmio de Crítica, Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro, Melhor Filme e Prêmio BNB de Cinema / Prêmio Especial dos Diretores do Animamundi / 2º Granimado – Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora / 15º Fensacor – Festival Chileno Internacional del Cortometraje – Melhor Animação Internacional / 29 Festival Intrnl. del Nuevo Cine Latinoamericano (Habana/Cuba) – Melhor Animação / X Festival Premis Tirant 2008 (Valencia / Espanha) – Melhor Curta-metragem Hispano-brasileiro.
– Calango Lengo Morte e Vida sem ver água (RJ, 2008, cor, 10 min, animação, livre)
Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir o seu destino sem ter o que por no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.
– Até o Sol Raiá (PE, 2007, cor, 11 min, animação, livre)
Personagens criados por um artesão em barro criam vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. O curta-metragem funde a tradição do artesanato de Caruaru com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste.
Prêmio: Prêmio de melhor filme pelo Festival Anima Mundi de 2007
– Porque as coisas são assim (CE, 2010, cor, 10 min, livre)
Um pai conta histórias de contos de fada para a filha pelo telefone.
– Águas de Romanza (CE, 2002, cor, 15 min, ficção, livre)
No Sertão nordestino uma menina sonha em conhecer a chuva. Sua avó, velha e doente, deseja realizar o sonho da neta. Um caixeiro viajante é a única esperança.
Festival: Festival do Rio BR 2003
SERVIÇO:
SESI Cinema – 5ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino
Local: SESI Vila das Mercês – Rua Júlio Felipe Guedes, 138.
Capacidade: 190 lugares
Informações: (11) 2946-8172
Entrada: Franca.
Filmes:
Sessão Infantil
Data e horário: 14/10 (quinta-feira), às 14h
Duração: 98 minutos
Recomendação etária: livre
O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol e No Fiel da Balança
Data e horário: 14/10 (quinta-feira), às 17h
Duração: 85 minutos
Recomendação etária: Não recomendado para menores de 10 anos.
SESI-SP e SENAI-SP / FIESP www.sesisp.org.br e www.sp.senai.br