Mergulho e Mar” são temas de evento no Parque CienTec da USP

Encontros gratuitos apresentam ao público com linguagem informal e acessível curiosidades e informações científicas sobre os oceanos e a biologia marinha.

O Parque de Ciência e Tecnologia da USP (CienTec) apresenta, em novembro e dezembro, o ciclo Mergulho e Mar, que trará especialistas com diferentes experiências relacionadas ao ecossistema marinho, como fotografia, mergulho e ativismo, para conversar com o público e apresentar esse universo com linguagem simples e acessível, livre para todas as idades.

Para o diretor do CienTec e idealizador do evento, Flavio Berchez, o objetivo é popularizar o conhecimento sobre o tema entre o público leigo: “Uma das propostas do nosso parque é oferecer aos visitantes a informação científica de forma prática, de modo que o assunto se torne interessante e curioso. Assim, essas pessoas também passam a se preocupar mais com o meio ambiente onde estão inseridos”, afirma Berchez, que também é docente do Instituto de Biociências da USP.

Serão quatro encontros, todos gratuitos, sempre aos sábados às 15h. A capacidade é de 100 vagas e para participar não é necessário efetuar inscrição prévia. Os participantes também podem aproveitar para visitar as demais atrações do local, como trilhas, planetário e exposições interativas de física e matemática, entre outros. O CienTec fica localizado na avenida Miguel Stefano, 4200, em frente ao Zoológico de São Paulo. O estacionamento também é gratuito para os visitantes.

Confira abaixo a programação:

Quando uma artista vira ativista

23/11 – 15h.
Convidada: Bárbara Veiga

A fotógrafa, escritora e documentarista Barbara Veiga falará sobre sua trajetória profissional e ativismo ao redor do mundo atravessando os oceanos, em defesa do meio ambiente, com bate-papo, apresentação de seu livro e sessão de autógrafos.

Mergulho e conservação marinha no Brasil: uma parceria de sucesso

30/11 – 15h
Convidada: Marly Costa Simões

Marly Simões é bióloga e primeira instrutora de mergulho formada no Brasil. Com sua experiência, falará sobre os primórdios da atividade de mergulho no Brasil, sua evolução e importância na tomada de consciência sobre os ecossistemas marinhos e sua fragilidade.

Quarenta anos e 40 anos de fotos subaquáticas: as transformações do ambiente marinho

07/12 – 15h
Convidados: Ricardo José Coelho Mantovanini e Paula Espinosa Mantovanini

Ricardo e Paula Mantovanini estão entre os primeiros fotógrafos subaquáticos do Brasil. Eles apresentarão sua coleção de fotos, reunidas ao longo de 40 anos, e discutindo as transformações do ambiente marinho em função

Related posts