Heliópolis Prefeitura regional SINFÔNICA HELIÓPOLIS 

INSTITUTO BACCARELLI CONSTRUIRÁ TEATRO EM ÁREA CEDIDA PELA PREFEITURA DE SÃO PAULO EM HELIÓPOLIS

O prefeito Ricardo Nunes participou na manhã da quinta-feira (09), na sede da B3, a bolsa de valores do Brasil, do evento de lançamento do projeto de captação de recursos para a construção do Teatro Baccarelli, o primeiro da favela de Heliópolis, que será construído em uma área cedida pela Prefeitura de São Paulo. Parte final da sede do Instituto Baccarelli, que atua na região há mais de 26 anos, o teatro será o palco da comunidade, que é a maior favela da capital.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a administração municipal ajudou com a cessão do terreno e poderá entrar com recursos financeiros caso seja necessário. “Tenho certeza que no ano que vem estaremos juntos com o Baccarelli inaugurando esse importante espaço cultural, oferecendo para população de Heliópolis oportunidades de cultura, aprendizado e eventos”, completou.

Integralmente financiado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o teatro já estava previsto no projeto original da sede do Instituto Baccarelli, cuja construção foi iniciada em 2009. Atualmente, são 5 mil m² de área construída, abrangendo dois prédios ― um administrativo, e outro dedicado a salas de estudo e ensaio em música. Observando um altíssimo padrão de qualidade, o prédio de Heliópolis é comparável às instalações mais bem conceituadas de instituições musicais do Brasil.

“A comunidade de Heliópolis tem mais de 200 mil habitantes e muitas manifestações culturais acontecem naquela favela. Essas pessoas vão passar a ter um palco para se apresentar”, disse o diretor executivo do Instituto Baccarelli, Edilson Ventureli.

Com capacidade total para mais de 500 espectadores, o teatro será moderno e funcional, e totalmente equipado para receber diversos tipos de espetáculos. Entre os recursos previstos estão uma central de audiovisual que tornará o teatro 100% autônomo para gravações e transmissões ao vivo, e um fosso móvel para encenação de óperas e balés, além de equipamentos técnicos completos, espaço de acervo e uma biblioteca.

“Não será um teatro comum. Será um teatro onde teremos cursos e a possibilidade de trazer gente de fora e esse intercâmbio é maravilhoso”, apontou a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Ainda que seja a maior comunidade de São Paulo e rica em expressões culturais, Heliópolis não possui um único teatro. O Teatro Baccarelli dará palco aos artistas e a todas as formas artísticas que se manifestam hoje na comunidade sem um local de visibilidade, prestígio e respeito. Pela primeira vez, as múltiplas e contemporâneas expressões culturais de uma das maiores favelas da América Latina terão onde se apresentar. E o farão em pé de igualdade com o que há de mais significativo na cena nacional.

Para o secretário especial de Projetos Estratégicos do Governo do Estado, Guilherme Afif Domingos, uma das vocações do Instituto Baccarelli é fazer cultura com educação. “Creio que somos grandes aliados desse projeto e a nossa secretária de Cultura vai tocar todas as iniciativas para beneficiar o instituto para que nós possamos ter a certeza de que o sonho se tornou realidade”, afirmou.

Sobre o Instituto Baccarelli

O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país.

Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 26 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1.200 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira.

A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais.

Parceria com a Prefeitura de São Paulo

Em 2022, o Instituto Baccarelli assumiu a gestão de 12 unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), em contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação, e ampliou seu campo de atuação, levando esta consistente trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo.

Related posts