Cultura Ipiranga 

Sebo no Ipiranga se torna mais um reduto de choro na cidade

Com apresentações mensais, Grupo Choro da Garoa agita os domingos no bairro

São Paulo,  março de 2024 – Quem passa nas tardes de domingo pelo cruzamento da rua dos Patriotas e Costa Aguiar, bem próximo ao Museu do Ipiranga, já deve ter se deparado com uma grande aglomeração.  Desde março de 2023, literatura e música se entrelaçam mensalmente em uma parceria única entre o grupo Choro da Garoa e o Sebo Pura Poesia, que já tem conquistado um público fiel na região do Ipiranga. 

Situado na Rua Costa Aguiar, 1112, no Ipiranga, o Sebo Pura Poesia não é apenas um estabelecimento de venda de livros, CDs e vinis; é um espaço onde literatura e música convergem de maneira única. Desde sua inauguração em 2018, o local se destaca como um charmoso refúgio cultural. Oferecendo mais do que uma simples variedade de produtos, este cantinho acolhedor também abriga uma cafeteria e sorveteria, proporcionando um ambiente agradável onde os visitantes podem desfrutar de momentos de amizade e conversas descontraídas.

Atualmente, o Sebo Pura Poesia recebe seus visitantes de quarta-feira a domingo, das 11h às 19h, apresentando uma cuidadosa seleção de produtos que têm como inspiração a gastronomia italiana. Complementando essa experiência, o local se tornou um ponto de encontro para eventos culturais, oferecendo desde apresentações musicais até clubes de leitura.

“O sebo tem nos proporcionado grandes experiências sempre que passamos por lá, com o retorno super positivo do público e uma energia incrível. É também uma oportunidade para mostrar um pouco mais desse estilo musical que foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em fevereiro”, lembra a percussionista Thainá Borges.

No “palco” do Sebo Pura Poesia, o Choro da Garoa vem lotando a rua mensalmente. Formado em 2022, o quinteto é dedicado ao resgate e resistência da música instrumental brasileira. Com integrantes formados na USP, EMESP Tom Jobim e Escola do Choro de São Paulo, o grupo promove Rodas Abertas inclusivas em vários territórios de São Paulo. 

Os músicos, Daniel Gerecht (flauta e saxofone), Fernando Goes (violão), Guilherme Olhier (cavaquinho), Thainá Borges (percussão) e Vítor Peruch (violão 7 cordas), exploram um repertório variado com Choro, Maxixe, Baião e Samba. Por cerca de duas horas e meia de apresentação, o grupo abrange desde composições clássicas até criações autorais, enfatizando o papel transformador e social do Choro.

Juntos, o Choro da Garoa e o Sebo Pura Poesia criam uma experiência única que celebra a cultura, a música e a literatura no coração do Ipiranga, abrindo mais um espaço de opção cultural fora do eixo central da cidade. Essa união foi celebrada em forma de música, no choro composto pelo flautista Daniel Gerecht, chamado “Pura Poesia”, feito em homenagem ao lugar. 

“Foi muito natural compor um choro para o Pura Poesia, já que fomos acolhidos de uma forma incrível por todos, então esse foi o nosso presente para agradecer todo esse carinho durante esse tempo. É sempre um grande momento tocar esse choro e reforçar essa parceria”, afirma Daniel. 

Para mais informações, entrevistas ou para agendar uma visita, entre em contato: 

Por: Guilherme Olhier

Related posts