Ipiranga Mercado do Ipiranga 

História do Mercado José Gomes de Moraes Neto – Ipiranga

  Mercado do Ipiranga: uma atração permanente

Com as instalações das indústrias de maior porte, o Ipiranga cresce, tanto com a vinda de operários, como dos industriais empreendedores que tomam conta da região. São instaladas fabricas, tempo depois, as residências para os operários e mansão para os magnatas, dando um colorido especial ao bairro.
Aos poucos foi se formando o comércio conforme as necessidades.
O Mercado Municipal José Gomes de Moraes Neto – Ipiranga foi fundado em junho de 1940 na rua Bom Pastor e desde 1949 está localizado numa das mais famosas ruas de comércio da região há Rua Silva Bueno, em 12 de dezembro de 1975 após uma reforma foi reinaugurado, a partir de julho de 2006. Até o momento o mercado passa por novas intervenções para modernização.
A denominação mercado Municipal José Gomes de Moraes Neto passou a existir após o Decreto n 26.613/88.
Ele teve uma larga época de gloria, que depois foi tornado esquecido devido os grandes supermercados, mas que agora está sendo reconquistado através das reforma para acompanhar as modernidades e mostrando que é melhor comprar no Mercado Municipal por que tudo é melhor
O mercado tem muitas histórias tanto de quem trabalha aqui, quem trabalhou ou é cliente.

Mercado Municipal José Gomes de Moraes Neto – Ipiranga
Endereço: Rua Silva Bueno, 2109
Ipiranga – Cep: 04208-052

 

Localizado em uma das avenidas mais movimentados bairro, o mercado é o local exato para compras e alimentação

 
 

Em uma localização estratégica com fácil acesso a diversos pontos da região do Ipiranga, zona sul de São Paulo, o Mercado Municipal José Gomes de Moraes Neto, foi inaugurado em 1940 na Rua Bom Pastor. Após nove anos, em 1949, mudou-se para a Rua Silva Bueno conhecida por abrigar um dos comércios mais populares do bairro tornando-se um dos pontos mais bem frequentados pelos moradores do bairro e amantes da gastronomia.

Em 12 de dezembro de 1975, após uma reforma foi re-inaugurado e em 2008 ocorreu uma nova intervenção dessa vez para modernizar e remanejar alguns boxes. Durante esse período, o mercado foi o principal centro de comércio alimentício da região e, consequentemente, um dos poucos a acompanhar o crescimento das ruas no entorno.

Quem visitar o ambiente vai encontrar os tradicionais sanduíches de mortadela e os famosos pastéis de bacalhau, ambos famosos pela quantidade de recheio. Além disso, é possível encontrar uma diversidade de pratos quentes, petiscos, massas, cereais a granel, carnes, peixes, frangos, queijos, verduras, legumes e frutas.

Na praça de eventos aos sábados e durante a semana acontecem eventos como, por exemplo, campanha de vacinação, feiras de artesanato, livros, saúde e outros relacionados diretamente a datas festivas.

O mercado do Ipiranga fica na Rua Silva Bueno, 2.109. O horário de funcionamento é de terça a sábado das 8h às 19h00 e domingos e feriados das 8h00 às 13h00. O telefone para contato é 2063-3405.

foto antiga da fachada

Related posts